Resident Evil é uma das franquias mais conhecidas da história dos games. Porém, mesmo sendo uma das franquias mais conhecidas e jogadas existem algumas curiosidades e segredos que podem acabar surpreendendo, mesmo as pessoas que jogaram muito os jogos dessa franquia.
Aqui nesse post listaremos 5 curiosidades da franquia (sabemos que existem muitas outras!) que provavelmente muitas pessoas não conheçam (talvez os bem viciados na franquia conheçam, mas mesmo assim são assuntos legais de serem abordados!).
Bom, vamos lá...
1- Resident Evil ou Biohazard?
Como primeira curiosidade vamos abordar o próprio nome da franquia. No Japão a franquia é conhecida até hoje como Biohazard. O significado de Biohazard é algo como "perigo de contaminação biológica".
Porém, apesar de no Japão o nome mais conhecido ser Biohazard, no Ocidente ele chegou com o nome de Resident Evil. Isso aconteceu porque a Capcom (produtora da franquia), não queria problemas de direitos autorais no Ocidente, já que existia um jogo chamado Bio-Hazard Battle que foi lançado para o Mega Drive em 1992 e também existia uma banda chamada Biohazard.
Assim, para mudar o nome para o Ocidente foi feita uma votação entre os funcionários da Capcom e o nome Resident Evil foi eleito pela maioria pois o primeiro jogo se passa dentro de uma mansão.
2- Resident Evil foi inspirado no jogo Sweet Home do NES
Sweet Home é um jogo de terror lançado pela Capcom em 1989 para o NES. Esse jogo pode ser considerado um RPG no estilo de Dragon Quest, seguindo praticamente a mesma linha. O Resident Evil seria a continuação desse jogo nos planos iniciais da Capcom.
Os planos da continuação foram abandonados e Resident Evil se tornou uma série original e foi lançada separadamente. Uma razão para a mudança de planos talvez foi que o jogo Sweet Home era exclusivo para o Japão e para aumentar a audiência do jogo no Ocidente, foi feita a separação dos games.
3- A misteriosa erva cor-de-rosa
A erva cor-de-rosa não existe na versão original. Ela possivelmente aparece somente quando é usado o "Game Shark", mas ninguém sabe ao certo se é possível encontrar a erva no jogo. Todos que jogam ou já jogaram algum jogo dessa franquia sabem o que as ervas verdes, vermelhas, azuis e amarelas fazem, mas para que serviria a erva cor-de-rosa permanece um mistério.
Tudo o que existe sobre a erva cor-de-rosa são boatos e o porquê a mesma foi retirada do jogo permanece um mistério.
4- Os nomes de Resident Evil 3 e Resident Evil: Code Veronica foram trocados
Após a boa aceitação de Resident Evil 2, a Capcom decidiu que trabalharia em 2 jogos em separado: Resident Evil 3 e Resident Evil: Nemesis. O Resident Evil: Nemesis era para ser um "spin-off" que mostrariam os eventos que antecederam Resident Evil 2 e o Resident Evil 3 deveria continuar a história.
Porém a Sony obrigou a Capcom a lançar um título "numerado" para a plataforma PlayStation e como a Capcom tinha um contrato de exclusividade com a Sony, teve que acatar a imposição. Assim, o Resident Evil: Nemesis foi rebatizado como Resident Evil 3: Nemesis e o Resident Evil anterior se tornou Resident Evil: Code Veronica que sairia após para Dreamcast.
Resident Evil: Code Veronica seria lançado posteriormente para PlayStation 2.
5- Versão cancelada no Game Boy Color
Resident Evil apresentaria uma versão que seria lançada no antigo Game Boy Color. A versão estava programada para ser lançada em 1999 e estava sendo produzida por uma empresa terceirizada. Porém, a qualidade do jogo era horrível e a Capcom decidiu cancelar a versão que seria lançada.
Se a versão fosse lançada, teria todos os itens do jogo que foi lançado para PlayStation, com os mesmo personagens, cenas e inimigos. Em 2001 foi lançado o Resident Evil Gaiden, que é uma adaptação do segundo jogo da franquia, para um sistema portátil da Nintendo.
Bom pessoal, essas são 5 curiosidades dessa importante franquia. Em outros posts tentaremos mostrar tudo sobre todos os jogos dessa importante franquia!!!
Até a próxima!