Nesse post iremos falar do jogo E.T. The Extra Terrestrial de Atari 2600. Esse jogo está marcado na história por ser considerado o pior jogo de todos os tempos por muitos jogadores de videogames e também está marcado por ter dado um prejuízo gigante para a Atari.
Antes de falar do jogo em si, vamos falar um pouco da história que envolveu o jogo e sua produção.
O jogo foi licenciado por a Atari por 21 milhões de dólares, o que tornaria necessária a venda de 4 milhões de cartuchos somente para reaver o valor do licenciamento, sem contar o gastos com distribuição, marketing, desenvolvimento, entre outros gastos ao se fazer um jogo. As negociações para conseguir a licença para produzir o jogo terminaram em julho de 1982 (o filme havia sido lançado em junho de 1982). Após o fim das negociações ficou estipulado que o jogo deveria ser lançado no Natal daquele mesmo ano para aproveitar a temporada e tentar recuperar o valor investido.
O problema é que para o lançamento ser realizado no Natal daquele ano, o jogo teria que ser produzido até Setembro, para dar tempo de ser distribuído para as grandes lojas. Isso dava um tempo de somente cinco semanas para a produção do jogo.
Com esse tempo para a realização do jogo o que foi visto no final? Uma história ruim, jogabilidade sofrível, muitos bugs e consequentemente o pior jogo da história dos videogames!!!! Por fim, o jogo foi um fracasso de vendas, dando um enorme prejuízo para a Atari e, segundo rumores já confirmados, a Atari enterrou milhares de cartuchos não vendidos em um deserto que fica na cidade de Alamogordo, Novo México.
O próprio designer do jogo Howard Warshaw em entrevista posterior admitiu que teria mudado itens em E.T. se tivesse mais tempo e que o que ele fez foi o possível para um jogo que tinha que ser produzido no tempo restrito de cinco semanas.
Bom, agora vamos falar do jogo!!!
O jogo começa com o E.T. sendo liberado por uma nave espacial na floresta. O seu objetivo ao jogar com o E.T. é achar as três peças de telefone que se encontram nos buracos presentes no jogo e, assim, chamar a nave de volta. Na parte superior da tela é indicada onde está a peça mais próxima do telefone (pelo menos é o que diz no manual de instruções, mas quem já jogou esse jogo sabe o tanto que é difícil entender as setas e símbolos que aparecem na parte superior da tela) e na parte inferior há a energia do personagem que vai caindo de acordo com a movimentação do mesmo e quando chega a zero, você perde uma vida e é ressuscitado pelo garoto que vem ao seu encontro.
Falando do gameplay assim até parece fácil o jogo né!? Mas não é. Se alguém comprasse o jogo e jogasse o manual de instruções fora sem prestar atenção no mesmo não ia fazer a menor idéia do que estava se passando no jogo, pois a jogabilidade é muito difícil e os objetivos não são claros. Dando novamente o exemplo da parte superior da tela, lá aparecem setas e símbolos que até você entender que é para achar as peças do telefone vai um bom tempo se não ler o manual. Sem contar que nem sempre as setas que aparecem acima indicam corretamente as peças.
Existe uma forma de recuperar a energia de E.T. que consiste em pegar as Reese´s pieces (famoso chocolate que era vendido nos Estados Unidos na época) que apareciam no chão. Abaixo há uma imagem do jogo e aquele pontinho preto perto de E.T. é o chocolate!!!
Depois de coletar Reese´s pieces ou partes do telefone, você pode ser roubado por um agente do FBI que vive aparecendo no jogo e tirando os itens de você. Também existem os cientistas que pegam o E.T. e levam para outro local fazendo atrasar o seu jogo. Outro fator que atrasa bastante o seu jogo são os bugs que existem nos buracos. É constante a queda nos buracos e assim que você sai, cai de novo sem saber o porquê está caindo.
E depois que você consegue todas as peças do telefone? O objetivo é voltar para a floresta e chamar novamente a nave espacial que vem depois de um tempo determinado. Depois da nave voltar o jogo recomeça, com você tendo que cumprir os mesmos objetivos de antes. Pois é, o jogo não tem final. Ele se repete, com o mesmo mapa, somente com as peças de telefone em locais diferentes.
E aí pessoal, gostaram do post? Deixem seus comentários!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário