terça-feira, 25 de julho de 2017

Pit Fighter


No post de hoje, falaremos do jogo Pit Fighter. Os fãs de jogos de luta provavelmente vão se lembrar desse título que foi lançado há vários anos atrás (mais precisamente na década de 90).

O jogo Pit Fighter foi lançado inicialmente para Arcade no início dos anos 90 e recebeu versões posteriores para Mega Drive, Super Nintendo, Game Boy, Commodore 64, Spectrum e Master System.

Logo na sua estréia para Arcade algo já chamava a atenção positivamente para o jogo: o fato de três pessoas poderem jogar simultaneamente, sendo que isso era comum em jogos do gênero Beat'Em Up. Se pensarmos que no início dos anos 90 o gênero de luta nem era tão popular assim (o gênero se popularizou com Street Fighter posteriormente), o fato de três pessoas jogarem juntas pode ser considerado um avanço sensacional.

Outro diferencial desse clássico está no fato de que todos os personagens foram digitalizados o que mostra mais um grande avanço desse jogo naquela época. O jogador podia até ver a expressão dos personagens, se aproximando um pouco de um personagem real. Lógico que com os jogos de hoje podemos achar que os gráficos de Pit Fighter são ruins, mas temos que comparar Pit Fighter com os jogos de seu tempo.


Já que falamos dos personagens, vamos falar dos personagens selecionáveis. Diferentemente dos jogos de luta tradicionais,nos quais existem uma grande quantidade de personagens para se jogar, Pit Fighter possui somente três selecionáveis. Nesse aspecto de escolha de personagem, o jogo segue mais as tradições do gênero Beat'Em Up, não só pela quantidade reduzida de personagens a serem escolhidos, mas também pelas características de cada um. Assim, Pit Fighter possui um personagem lento e muito forte, um rápido e muito lento e um que equilibra os atributos. Vamos falar de cada um deles agora.


Vamos começar falando de Ty. Ty é o personagem que equilibra os atributos. Seu estilo de luta é o kickboxing como mostra a imagem acima e seus movimentos se baseiam em chutes e voadoras. 


Buzz é o personagem mais forte entre os selecionáveis, porém é o mais lento deles. Seu estilo de luta é a Luta Livre e seus movimentos são principalmente os de agarrar e jogar personagens (movimentos característicos de lutadores de Luta Livre.


Por último temos Kato. Kato é o personagem cuja melhor característica é a agilidade/rapidez, sendo o mais fraco dos três. Seu estilo de luta são as artes marciais e seus movimentos usam principalmente as mãos, podendo-se realizar alguns combos.

Existem algumas pessoas que dizem que os personagens de Pit Fighter foram inspirados em personagens do filme o Grande Dragão Branco. Assim, Ty se assemelharia a Frank Dux, Buzz a Ray Jackson e Kato a Chong Li. Porém, apesar dessa informação ser veiculada por algumas pessoas, não existe nada comprovando essa teoria e, portanto, não existe uma relação direta entre os personagens de Pit Fighter e os personagens do filme o Grande Dragão Branco. Essa relação está bem definida na inspiração do personagem Johnny Cage da franquia Mortal Kombat, que foi inspirado em Van Damme no filme o Grande Dragão Branco (já abordamos esse assunto em um post anterior, acesse o post "5 curiosidades sobre a franquia Mortal Kombat").

Falando um pouco dos personagens que os jogadores enfrentam durante o jogo, eles também são muito bem feitos quando comparamos com os jogos da época. Assim como com os personagens selecionáveis, conseguimos ver a expressão deles. Aqui vale salientar uma informação. Na versão do Arcade, na qual os personagens são maiores, fica mais fácil de ver a reação dos personagens, mas nas versões de plataforma, apesar da perda considerável da resolução, ainda é possível visualizar a expressão dos personagens. Existem personagens masculinos e femininos para se enfrentar e todos eles com o objetivo de acabar com o personagem selecionado, como indica o nome do primeiro inimigo do jogo: "Executador"!


Vamos deixar aqui uma imagem com os inimigos que aparecem no jogo Pit Fighter. Reparem nos nomes e nos visuais sinistros dos mesmos.



Esse jogo foi desenvolvido para divertir o jogador dando porrada nos outros e, por essa razão, não existe uma história muito bem elaborada por trás do jogo. Assim, não existem donzelas a serem salvas (como em muito jogos do gênero Beat'Em Up), a motivação dos personagens de entrar no torneio e participar das brigas é somente o dinheiro!

Por ser briga de rua, o jogo se passa em locais públicos, com um grande número de espectadores ao redor assistindo os personagens bater um no outro. Aqui vai um ponto muito alto do game: os espectadores interagem com os personagens da luta. Quando pensamos em um jogo no início dos anos 90, é difícil pensar em interação com o cenário, fazendo Pit Fighter ser um jogo que destoasse um pouco dos seus contemporâneos. O público em volta pode jogar itens no ringue, pode bater no personagem, algumas vezes é possível bater em um pessoa do público (e pegar arma que a pessoa estava carregando) e, quando um dos personagens sai da área de luta e é jogado no meio do público, esse empurra o lutador de volta ao ringue para que a carnificina continue!!


Os itens que existem no jogo para que a briga continue são os mais variados possíveis. Assim, existem facas, estrelas ninjas, porretes, barris, caixas, bancos e uma moto. Todos esses itens podem ser jogados nos adversários, mas também podem ser usados pelos adversários contra o jogador, assim é importante chegar nesses itens antes dos seus inimigos. Além desses itens mais comuns, existe o Power Up que deixa o personagem invencível e mais forte por um tempo. Porém, assim como os outros itens, os inimigos também podem usufruir desse item e, quando conseguem, a dificuldade aumenta muito.


O aspecto sonoro do jogo não tem grandes qualidades, sendo que as músicas de uma fase para outra são muito semelhantes entre si e o som que mais aparece durante as brigas é o do pública gritando e comemorando com os golpes realizados.

Apesar de Pit Fighter ser um jogo de luta, a jogabilidade se assemelha muito a um jogo Beat'Em Up, com três botões básicos: um de chute, um de soco e um de pulo. A movimentação na tela também é livre, podendo-se ir para qualquer local, seja para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. Golpes diferentes eram produzidos com a combinação dos comandos acima e, entre esses golpes diferentes, estavam os golpes especiais de cada personagem. Os golpes especiais seguiam as características de cada personagem. Assim, Buzz realiza um Throw, Ty um golpe voador que chuta o inimigo e Kato um combo com socos.


A movimentação dos personagens não é muito boa, sendo em grande parte bem artificial. Apesar da versão em Arcade ser melhor para visualizar a expressão dos personagens, a movimentação era pior nessa versão, pois os bonecos eram maiores. Quando existia mais de um inimigo na tela, esse aspecto da movimentação ficava ainda mais evidente, devido a dificuldade de escapar dos golpes de dois inimigos. Outro aspecto que chamava a atenção na jogabilidade era o fato de muitas vezes ser difícil estar na mesma linha que os adversários e muitas vezes os jogadores socavam o ar por não estarem alinhados com os inimigos. 


Vamos falar agora da dinâmica do jogo. Após selecionar o personagem, o jogador enfrenta duas lutas contra os inimigos e, após as duas lutas, realiza uma fase bônus contra o seu próprio personagem com a calça de cor diferente. Nesse bônus, quem derrubar o adversário três vezes é o vencedor. Quando se está jogando com um companheiro, a fase bônus é contra o companheiro com o personagem escolhido pelo mesmo. A dinâmica continua da mesma maneira (uma fase bônus a cada duas lutas) até chegar na luta final contra o chefe chamado Warrior. Antes de enfrentar Warrior ele envia dois capangas e somente depois a luta é com ele. Alguns gamers comentam que Warrior é uma cópia do vilão de um dos filmes de Mad Max, porém também não há a confirmação desse fato assim como o que foi comentado com em relação aos personagens selecionáveis acima. Warrior é um cara musculoso com roupa de couro e mascarado. Já deixamos uma foto dele acima entre os vilões do jogo, porém vamos colocar mais uma aqui.


Após vencer Warrior o jogador ganha uma chuva de dinheiro (que é a motivação dos personagens para entrar no torneio, como dissemos acima) e duas mulheres ficam ao lado do personagem, o que leva a crer que as duas também ficam com o personagem. 


Assim chega ao fim mais um post do blog do Passei de Fase. Nesse post falamos desse clássico do início dos anos 90, que com certeza divide a opinião de muitos jogadores que tiveram contato com o título. O blog está aberto para comentários sobre o que achavam do jogo, seus aspectos positivos e negativos. Para os que ainda não tiveram contato com Pit Fighter, esperamos que essa postagem os interesse e tenham vontade de jogar Pit Fighter. Aguardamos todos os comentário e até a próxima publicação!!! 

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