Sempre quando falamos da Sega, o primeiro personagem que aparece em nossa memória é Sonic, o mais conhecido personagem da Sega e o grande mascote. Outro personagem que também é muito lembrado quando falamos em mascote da Sega é Alex Kidd (considerado um importante mascote antes de surgir o Sonic). Mas o que provavelmente muita gente não sabe é que antes de Sonic e Alex Kidd existirem a Sega teve um outro mascote!
Apesar de mais conhecidos, existe um outro mascote
antes de Alex Kidd e Sonic
Para quem não conhece esse mascote nós do Passei de Fase apresentamos abaixo Opa-Opa, o primeiro mascote da Sega!!!!
Opa-Opa é uma simpática nave espacial, viva, pensante e com sentimentos. Opa-Opa tem duas asas brancas, pesa cerca de 16,8Kg, tem um vidro na frente, é vermelho nas costas e verde embaixo. Também possui duas pernas amarelas.
A primeira aparição de Opa-Opa é no jogo de fliperama Fantasy Zone, lançado em 1986. Em Fantasy Zone, o jogador assume o comando de Opa-Opa e deve salvar o seu mundo das forças inimigas. No jogo é possível controlar a nave tanto para a direita como para a esquerda, algo que não era comum nos jogos de naves da mesma época que tinha um padrão de deslocamento fixo, sem liberdade de movimentação.
Como podemos ver na imagem acima, o visual do jogo era bem colorido o que poderia fazer pensar que qualquer criança passaria fácil pelo jogo. Enganou-se quem teve esse pensamento, a dificuldade do jogo é algo que chama bem a atenção!
Após o sucesso nos fliperamas Fantasy Zone ganhou uma versão para o Master System, quando o jogo e o personagem Opa-Opa ficaram mais populares.
Opa-Opa não era sozinho. O personagem possuía uma estrutura familiar: um pai chamado O-Papa, um filho chamado Opa-Opa Jr e um irmão chamado Upa-Upa.
O seu irmão Upa-Upa esteve presente na segunda aparição de Opa-Opa no jogo Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa, lançado para Master System em 1987. Fantasy Zone II segue basicamente a mesma fórmula do antecessor, porém com gráficos melhorados.
Entre o final dos anos 80 e metade dos anos 90, Opa-Opa ainda apareceu em alguns jogos, como Fantasy Zone: The Maze que foi lançado para Master System e Arcade e Super Fantasy Zone que foi lançado para Mega Drive.
Foi deixado de lado com o surgimento de Alex Kidd e quase completamente esquecido posteriormente com o surgimento do Sonic.
Opa-Opa ainda esteve presente em games mais atuais, como no jogo Sega & Sonic All Stars Racing, lançado em 2010.
Com esse post apresentamos Opa-Opa o primeiro mascote da Sega que infelizmente não é muito conhecido pelos jogadores. Para os que já conheciam o personagem e sua história o post é legal para relembrar o personagem. Para os que não conheciam Opa-Opa, o post é interessante para se ter conhecimento desse personagem carismático!
Com certeza faremos outros posts sobre o jogo Fantasy Zone, falando mais do enredo e da jogabilidade desse jogo importante e, assim, Opa-Opa ainda aparecerá mais aqui no Passei de Fase.
Gostaríamos muito que deixassem seus comentários, digam se já conheciam o Opa-Opa, se já jogaram Fantasy Zone e o que acham dos mascotes da Sega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário