quinta-feira, 9 de março de 2017

River Raid - um dos marcos do Atari


E chegou a hora de falar de um dos grandes marcos do Atari: River Raid! Diferentemente do outro jogo do Atari que já foi comentado aqui no blog (E.T. - The Extra Terrestrial) que foi publicado em Outubro do ano passado, a aceitação de River Raid foi ótima, sendo que o jogo pode ser considerado um dos grandes sucessos de sua época. Para se ter um ideia do sucesso dese jogo, a versão de Atari 2600 desse jogo vendeu um milhão de cópias, sem contar as cópias não autorizadas e o cartuchos com vários jogos. Assim, River Raid faz parte do seleto grupo de 13 jogos que vendeu ao menos um milhão de cópias de Atari 2600.

O jogo foi criado por Carol Shaw em 1982. Carol Shaw, uma game designer formada em Ciências da Computação pela Universidade de Berkeley, foi contratada pela Atari em 1978, porém foi só na Activision que ela criou River Raid em 1982. 


Falando um pouco do jogo em si, nele o jogador controla um avião amarelo que sobrevoa um rio. Nesse jogo o avião move-se verticalmente ao longo do rio (por essa razão River Raid é considerado o pai do Vertical Shooter). Essa foi uma grande inovação do jogo, já que todos os jogos de tiro até então se passavam em uma tela fixa. 


O rio pelo qual o avião sobrevoa é repleto de navios, helicópteros e aviões inimigos, com nível de dificuldade progressivo. Os barcos poderiam estar parados ou se movimentando, assim como os helicópteros e o movimento dos inimigos são aleatórios, aumentando muito a dificuldade do jogo. Além dos barcos e helicópteros há também os aviões inimigos que cruzam a tela rapidamente de um lado para o outro. O jogador deve atirar nos inimigos, destruindo-os, ou desviar dos mesmos, tendo a cautela de não ser atingido.


Além dos inimigos também tem que se ter cuidado com a barreiras que aparecem no rio (nas quais o jogador deve atirar para abrir caminho) e também com as bordas do rios (as quais o jogador não pode encostar senão é morte na certa).

Outra inovação do jogo é a introdução de um tanque de combustível limitado que obriga o jogador a passar nos postos que ficam espalhados pelo rio para realizar o reabastecimento. Na imagem abaixo está representado o posto de reabastecimento que é a placa com a escrita FUEL.


Aqui vale a pena avisar a quem ainda não jogou River Raid que se o jogador atirar no posto de reabastecimento ele explode o mesmo e não consegue o combustível. Portanto cuidado com os tiros se estiver precisando de combustível! Outra fato a se ressaltar é que a quantidade de combustível reposta depende do quanto o jogador fica com o avião por cima do posto de reabastecimento. Aqui vai uma outra inovação desse importante jogo: a velocidade do avião pode ser controlado pelo jogador, podendo acelerar e desacelerar de acordo com a necessidade. Assim, é uma boa tática desacelerar o avião quando este se encontra sobre um posto de reabastecimento para se ter mais combustível. Também é importante acelerar para fugir dos inimigos! Uma outra grande novidade desse jogo é o checkpoint, fato desconhecido até então e por esse motivo River Raid é considerado o pai do checkpoint!


Quem estiver lendo esse post pode estar se perguntando: e o final desse jogo, como é? Para muitos jogadores o final de River Raid é considerado um mito, sendo que o que se diz é que quando algum jogador atingir a pontuação de 9999 o final aparece. Mas a informação que se tem do final não é muito empolgante, pois o final  do jogo é com o avião explodindo!


Aqui termina o post sobre esse clássico jogo do Atari. Quem passou por esse videogame antigamente com certeza jogou River Raid e teve várias horas de diversão com o mesmo.

Deixem seus comentários, dúvidas, sugestões, opiniões e críticas sobre o post!!!!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário