sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Batman nos Games

Dia 17 de setembro será comemorado no mundo inteiro o Batman Day. O personagem teve sua primeira aparição nos quadrinhos em maio de 1939 na revista Detective Comics número 27. Desde então tornou-se um ícone da cultura pop e ganhou diversas encarnações nos últimos 70 anos em várias formas de mídia, Além dos quadrinhos, o homem morcego teve filmes, séries de TV, desenhos animados, livros e é claro vários games. 
Aproveitando a data, vamos relembrar alguns dos jogos que mais nos marcaram nesses últimos anos e ver como o personagem foi apresentado ao mundo dos games. 


Batman: The Video Game (1990-Mega Drive)

Esse jogo foi uma adaptação do filme de 1989 do diretor Tim Burton. Até o ano do filme, boa parte das pessoas tinham como imagem do Batman a série dos anos 60 estreladas por Adam West (Batman)  e Burt Ward (Robin). O filme do final dos anos 80 trouxe uma imagem completamente diferente da série pitoresca e cheia de onomatopeias (mas que não deixava de ter o seu charme). 


O game, lançado para Mega Drive, percorria diversos momentos do filme com uma jogabilidade fluída e uma trilha sonora memorável. O caráter sombrio do filme e a ambientação gótica estavam presentes no game deixando de lado a memória do homem morcego barrigudinho dos anos 60. As sequências do filme de 1989 (Batman Returns e os tenebrosos Batman Forever e Batman e Robin) também ganharam suas versões para o mundo dos games ainda nas gerações 16/32 bits, mas talvez nenhum desses jogos tenha se destacado tanto quanto o primeiro.



The Adventures of Batman and Robin ( 1994 - Super Nintendo/ 1995 - Mega Drive)


Depois do sucesso estrondoso do filme de Tim Burton, o homem morcego ganhou no começo dos anos 90 uma série animada que se tornou uma das melhores representações do personagem até hoje. Batman The Animated Series/ The Adventures of Batman and Robin foi ao ar de 1992 até 1995, ganhando uma continuação em 1997 sob o título de The New Adventures of Batman. A série animada foi na época sucesso de críticas e gerou alguns frutos que perduram até o hoje para a mitologia do personagem. A personagem Harlequina, que hoje tem ganhado muito destaque, principalmente com o recente filme Esquadrão Suicida, teve sua primeira aparição no desenho animado.

                                                         Versão de Super Nintendo
                                       
O jogo teve duas versões. A versão de Super Nintendo é uma pérola, com gráficos incríveis para um jogo da geração 32 bits, trilha sonora da própria série animada (aliás, ótimas músicas desse desenho) e uma jogabilidade simples mas divertida. No jogo cada fase é representada por algum vilão do morcego, sendo que ao final do game praticamente todos os vilões clássicos são enfrentados. O traço do criador Bruce Timm está em cada pixel do jogo, Para quem é fã do personagem esse jogo é imperdível.



A versão de Mega Drive não é tão conhecida. Enquanto na versão da Nintendo só é possível jogar com Batman (algo que não faz sentido). Na versão da Sega é possível jogar tanto com Batman quanto com Robin, aliás, era possível jogar até duas pessoas ao mesmo tempo. A história também era diferente, na versão da Nintendo o vilão final era o Coringa, enquanto que a versão da Sega era o Mr Freeze. 

                                                         Versão de Sega Genesis

Lego Batman The Videogame (2008 - Ps2, Ps3, Xbox 360, Wii, Nintendo 3DS, PC)


Lego Batman tem uma proposta diferente dos jogos anteriores, trazer uma versão do personagem mais leve, mas sem em nenhum momento desmerecer a mitologia do personagem. O jogo teve já duas continuações e em cada uma delas não só personagens do Batverso são apresentados, mas personagens do universo DC como um todo, portanto, é possível esbarrar com outros heróis como Superman, Flash, Mulher-Maravilha, Lanterna Verdade e assim por diante. Para quem quer apenas uma diversão descontraída é uma ótima pedida.



Injustice Gods Among Us (2013 - Ps3, Xbox 360, Wii)


Apesar de se não ser um jogo propriamente do Batman, vale a pena ser citado por trazer um estilo de jogo diferente. Sendo um jogo de luta com personagens da DC comics, é possível escolher o Batman e colocá-lo para cair no pau com Flash, Mulher- Maravilha, Aquaman, Coringa, General Zod, Darkseid e assim por diante.
O jogo se passa em futuro distópico em que depois do assassinato de Lois Lane pelo Coringa, temos um Superman com sangue nos olhos e com um ponto de vista que vai de encontro à visão do Batman em relação à Justiça. A continuação está prevista para o próximo ano e promete os mesmos combates alucinantes que o primeiro jogo proporcionou.


Batman Arkham/ Arkham City/ Arkham Origins/ Arkham Knight (2009-2015 - Ps3,Ps4, Xbox 360, Xbox One)

Talvez a série Arkham tenha sido o grande marco nos últimos tempos no Batverso. Diferente dos games citados anteriormente, essa série bebeu na fonte dos quadrinhos, mas criou um universo próprio e riquíssimo. A série como um todo recebeu ótimas criticas, muito em razão da união de jogabilidade, história e gráficos impecáveis. 
O estilo de combate dinâmico e ao mesmo estratégico é um dos diferenciais do jogo. A possibilidade de explorar cada cantinho seja do Asilo Arkham ou da própria Gotham trouxe para os fãs dos quadrinhos inúmeras referências dos mais de 70 anos de história do personagem. Mesmo para quem não é fã do personagem é um jogo obrigatório, pela qualidade e pelas horas de diversão proporcionadas.



Claro que muitos jogos deixaram de ser citados, comenta ai embaixo qual deles fez falta e qual deles é o seu preferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário