sábado, 10 de setembro de 2016

Sonic - O mascote da Sega




Nesse post falarei de um dos personagens mais conhecidos e carismáticos de toda a história dos videogames. Esse personagem se chama Sonic.
O jogo Sonic The Hedghog (primeiro jogo da franquia) foi lançado em 23 de Junho de 1991. O criador desse importante personagem foi Yuji Naka e o design do mesmo é de autoria de Naoto Ohsima. Os cenários do jogo foram de autoria de Jina Ishiwatari e Reiko Kodama.


No primeiro jogo a trilha sonora ficou por conta de Masato Nakamura. Devemos a esse mestre as músicas épicas, que ficam até hoje em nossas memórias, como a da Green Hill Zone...


O restante das músicas eu não colocarei aqui, pois assim como fiz no primeiro post do Super Mário, realizarei um post somente com as músicas desse jogo sensacional....

O primeiro jogo da franquia foi extremamente importante não só para os apreciadores de videogames, mas também para o panorama dos jogos da época, pois o surgimento de Sonic deu início a primeira grande batalha de consoles da época, com a Sega e Sonic de um lado e a Nintendo e Super Mario do outro. Foi nessa época que surgiram os fãs que defendiam a melhor qualidade técnica da Sega (sendo chamados por alguns de "seguistas") e outros que defendiam a melhor qualidade técnica da Nintendo (sendo chamados de "nintendistas").

Um outro marco importante do surgimento de Sonic foi a mudança de jogabilidade que ocorreu na época, com um estilo de jogo extremamente veloz, sendo que os jogadores eram estimulados a terminar rápido as fases, diferente de Super Mario e Alex Kidd, jogos conhecidos até então.


O problema dos jogadores no entanto era que nem sempre conseguiam terminar rapidamente as fases, já que as mesmas apresentavam diversos perigos e armadilhas, como espinhos, lava, sem falar nos animais robóticos que apareciam (que nada mais eram que os amigos de Sonic transformados pelo seu grande rival o Dr, Robotnik, mas essa história será contada posteriormente no post sobre o enredo de Sonic).


Com o passar dos jogos novos personagens foram sendo incorporados, como Tails, Knuckles, Amy e também novos poderes foram sendo realizados por Sonic, seja na forma de movimentos diferentes, como o spin dash (movimento em que se agachava e segurava o botão para Sonic sair em disparada em formato de bola), seja na forma de transformação, quando Sonic pegava todas as esmeraldas. Aliás aqui vai mais uma curiosidade: a transformação era inspirada em Dragon Ball Z, já que Yuji Naka é fã do mangá.


Depois do início fantástico de Sonic, com suas continuações (Sonic 2 e 3), a carreira de Sonic foi decaindo, sendo que no dreamcast a imagem do Sonic mudou, sendo que ele ficou mais alto e fino, perdendo a sua característica física do início dos jogos.


Após os jogos com pouco prestígio desse importante personagem no dreamcast, o mesmo foi colocado em vários jogos de qualidade duvidável, até que aconteceu um fato que para muitos que viveram a rivalidade inicial dos personagens foi inaceitável: a união de Mário e Sonic. Eles foram colocados lado a lado em alguns jogos, como Mario e Sonic at the Olympic Games e outros jogos muitos relacionados com as Olímpiadas.




Houve também o lançamento de Sonic 4 em uma tentativa de dar continuidade a franquia e tentar novamente alavancar o sucesso de Sonic, mas também foi um jogo um pouco contestado pela crítica.














Mas felizmente essas dificuldades que a carreira de Sonic apresentou não foram suficientes para que apagasse tudo o que ele foi. Sonic continua sendo um dos personagens mais lembrados da história dos videogames e tudo o que envolve a presença do mesmo ainda causa muita empolgação nos fãs. 

No aniversário de 25 anos de Sonic que aconteceu no ano de 2016, dois novos jogos da franquia foram anunciados: Sonic Mania e Project Sonic. Como não poderia deixar de ser, as expectativas para esses dois jogos, que tem lançamento programado para 2017, estão gigantes.

Em Sonic Mania, a jogabilidade seguirá o 2D tradicional, semelhante ao do mega drive. Aqui vai um vídeo demonstrando o jogo


O Project Sonic ainda tem esse nome pois ainda está sendo desenvolvido, mas a tendência é que siga a linha de Sonic Generations. Não será continuidade de nenhum dos jogos da franquia e terá a colaboração do Sonic moderno e do Sonic clássico.


Vamos esperar esses dois jogos em 2017 com muita ansiedade.

Bom pessoal, acho que para um post já escrevi bastante. Terão outros contando a história desse importante personagem e também dos outros que aparecem no jogo, também existirá um só com a trilha sonora.

Agradeço a leitura de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário